segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Jornada Xamânica - O Caminho

Prática comum em todas as culturas xamânicas da Terra, a Jornada, através da meditação, é o caminho que o xamã percorre para chegar ao seu objetivo (uma cura, um aconselhamento, um poder, etc.)
     Há muitas formas de se alcançar os chamados "estados alterados de consciência" ou as "portas da percepção", cada xamã, dentro de cada cultura, relaciona-se melhor com um transporte, dentre tambores, maracás, plantas psicoativas, silencio, dança, etc. Existem diversos transportes para que nos encaminhemos a estes estados mais elevados onde a realidade é percebida de uma maneira mais
Tambor xamãnico - Um poderoso transporte
e guia para Jornadas xamãnicas
ampla do que a "caixa fechada" em que vivemos. Ao longo da Jornada nos é permitido o contato com muitas forças auxiliadoras (elementais, animais, figuras históricas, alienígenas!, plantas, minerais, etc..), muitos tipos de espíritos que têm interesse em compartilhar conhecimento e poder, que seja para nosso próprio bem ou em benefício próprio, ou então para um propósito ainda maior. Todavia, o conceito de "bem" e "mal" é relativo, a lógica humana concreta se dissolve no infinito de possibilidades e formas existentes "do outro lado".
      Empreender uma Jornada exige compromisso e comprometimento por parte do xamã, pois muitas forças estão ali envolvidas para que esse momento sublime aconteça de modo satisfatório, a cumprir seus objetivos Nunca se começa a caminhar sem ter um propósito firme, um objetivo claro.
      Diferente da visão xamãnica, durante a Jornada estamos ativos, sentidos e sentimentos relacionam-se com o ambiente. Mediam a interação entre os planos, e mesmo se algum dos sentidos esteja "apagado", ainda assim contempla-se a Jornada. Não com os olhos da mente, mas com os olhos do coração. Caminhar, interagir e observar são máximas importantes para aqueles que fazem essa viagem ao interior da própria existência.
      A Jornada pode ser trilhada por todos para crescimento pessoal, para a cura pessoal e para conhecer nossos próprios guias e guardiões. Porém, para uma viagem para outra pessoa, ou EM outra pessoa, é necessário um xamã experiente para discernir e interagir melhor com os objetos que aparecerão.
  Todos fazemos pequenas Jornadas específicas inconscientes  seja elas através de sonhos, da paralisia do sono ou em longas meditações. Ao mesmo passo que fazemos a nossa longa Jornada da Vida em que viemos nos aprimorar neste mundo de sofrimento, caminhar é preciso! E como caminhar? Um pequeno pé a frente do outro, firme e sem pressa por todo o longo trajeto até que a semente plantada floresça e se fortifique para que mente, coração e espíritos voltem a se tornar UM.